O Floral Emergencial, também conhecido como Rescue Remedy, é o Floral mais utilizado no mundo, e muitas pessoas tem dúvidas sobre o seu uso.
Eu vou responder as 5 dúvidas mais frequentes sobre o uso desse Floral.
1) Posso adicionar Rescue na Fórmula Floral junto com outras Essências Florais?
Sim, você pode adicionar o Rescue junto com outras Essências na Fórmula Floral. Ele pode inclusive potencializar a combinação das Essências e ainda harmonizar a Fórmula Floral.
2) O Remédio Emergencial equivale a 5 Essências na Fórmula Floral?
Não, o Rescue é uma combinação de 5 Essências Florais que equivale a 1 sinergia, ou seja, na Fórmula Floral o Rescue equivale a 1 Essência Floral.
Posso colocar em uma mesma Fórmula Floral o Rescue e outras Essências que fazem parte dele? Como o Clematis, ou Rock Rose, por exemplo.
Sim, o Rescue é composto por 5 Essências Florais: Clematis, Star of Bethlehem, Impatiens, Rock Rose e Cherry Plum, mas essa combinação forma uma sinergia única, sendo considerada como uma única essência floral, como falei antes.
E essa combinação de essências atua de forma diferente do que cada essência separada, por exemplo, o Clematis que faz parte do Rescue atua de forma diferente do que o Clematis sozinho. Então, colocar algumas das essências florais que compõe o rescue junto dele em uma única fórmula não significa ser “mais do mesmo”, porque as atuações são diferentes.
4) Posso indicar o uso do Rescue em paralelo com o uso de uma Fórmula Floral?
Sim, você pode indicar uma Fórmula Floral para uma pessoa, com ou sem Rescue nessa Fórmula, e ainda assim pode indicar o Rescue em uma Fórmula Floral ou como essência estoque para fazer uso em momentos mais desafiadores, por exemplo.
Não precisamos nos preocupar quanto ao risco de um uso excessivo de Floral. A pessoa vai integrar somente até onde ela precisa com o uso do Floral.
Mas claro que também não faz sentido o uso além do necessário. Não é necessário, por exemplo, tomar um vidro de Floral no dia, mas pode-se fazer uso de Floral de forma bem frequente, conforme for necessário pra cada pessoa. Por exemplo, em situações de crise, o Rescue pode ser tomado a cada 5 ou 10 min até a pessoa se acalmar.
5) Preciso dar inicialmente Rescue para todos os meus clientes?
Não. Você não precisa começar todos os tratamento em Terapia Floral indicando Rescue. Pode ser importante em diversos casos, mas não é regra.
Se você já identificou Essências específicas para a pessoa, não tem porque adiar o uso dessa Essência em virtude de ter que utilizar primeiro o Rescue.
Para algumas situações o Rescue pode ser indicado como primeira essência, por exemplo, se a pessoa está em crise, ou está muito desequilibrada, ou está confusa sobre seus problemas, ou se quer refletir por um tempo sobre si mesma antes de passar por atendimento de Terapia Floral, assim como pode haver muitas outras situações.
Há Terapeutas Florais que tem essa prática de indicar primeiro o Rescue em todas as situações, eu particularmente não vejo necessidade. Mas sempre falo pras minhas alunas e pras pessoas que me acompanham, veja o que faz sentido pra você, experiencie em si e nos seus clientes e observe os resultados, essa é a melhor forma de saber se algo se aplica ou não na sua realidade e para os clientes que você atende.